Como a Rede funciona

A Rede Esperança-Conduru possui governança autônoma (não vinculada a nenhuma instituição), horizontal (sem comandos hierárquicos) e orgânica (funcionamento democrático e adaptável).

A principal ferramenta de comunicação interna da Rede é o e.group redeesperancaconduru@googlegroups.com por meio do qual todos os informes são compartilhados e todos os membros podem compartilhar assuntos de interesse e seus saberes.

O Núcleo de Animação da Rede, composto por colaboradores, nutre a comunicação e realiza a mobilização dos participantes para os encontros periódicos, produzindo e divulgando os seus relatos e registros, além de colaborar para promover as ações da Rede.

Mensalmente, a Rede se reúne para discutir e propor ideias que fortaleçam a integração das iniciativas culturais, sociais e ambientais da região. Nossas reuniões são itinerantes (a cada mês num local/cidade diferente) e abrigadas em espaços oferecidos, ou indicados, pelos seus membros.

Através dessas reuniões são escolhidas e planejadas as ações da Rede, mediante os seguintes critérios:

1) Qualquer membro participante pode trazer sugestões de ações para a Rede;

2) Toda e qualquer ação proposta deve ser aprovada pelos membros, em votação, durante a reunião;

3) Qualquer ação empreendida deve atender ao propósito da Rede;

4) A ação deve acolher a diversidade de participantes da Rede;

5) Aquele que sugere uma ação para a Rede deve se disponibilizar para articular a sua realização e organizar o grupo de trabalho pertinente. Salientando que o conjunto de membros da Rede deve, sempre que possível, colaborar com os grupos de trabalhos que surgem dentro da Rede.

6) Serviços e produtos necessários para a realização de qualquer ação da Rede devem, prioritariamente, ser pesquisados e adquiridos dentre as instituições, empresas, projetos ou pessoas cadastradas na Rede e, na ausência destes, localizados na região, com o intuito de fortalecer a economia solidária local.

7) A Rede não possui recursos financeiros próprios, portanto, qualquer ação que necessite dessa demanda para ser realizada deverá, por meio do seu grupo de trabalho pertinente, desenvolver formas de captá-los. Salientando que o conjunto de membros da Rede deve, sempre que possível, colaborar para essa captação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário