segunda-feira, 7 de julho de 2014

11º Encontro da Rede Esperança-Conduru

Casa Azul, 03 de julho, 2014

Participantes
Daniela Teodoro, Aparecida Freire, Natasha Collins, Aaaron Estevez, Valéria Cardoso, Brisa Garcia, Giordani Bruno, Claire Holjak, Julia Aguiar, André de Oliveira, Cristina Leal, Aranda Souza, Gabriel Siqueira, Colleen Scarla, José nazal, Claudio Lôpo, Genilson Oliveira, Wilsa Mendonça, Rebecca Kennedy, Erica Santos, Joselita Machado, Aloisio Ferreira, José Delmo, Rui Rocha, Fabiane Ribeiro, Otília Nogueira.

Temas discutidos
A reunião iniciou com o nosso costumeiro momento de silêncio e reconexão, seguido por uma rodada de apresentações dos participantes. Logo após, Joselita deu o informe da sua participação e experiência na reunião ocorrida na Bolívia – G.77 – com 133 países (governos e delegações).

Festival Esperança-Conduru 2014
André e Júlia informaram a respeito do andamento da elaboração dos 2 projetos para apresentação do edital (Lei Rouanet) e para captação em outras fontes de financiamento (versão socioambiental completa).

Em seguida, eles passaram a grade de programação do Festival, montada a partir das sugestões trazidas pelos participantes das reuniões da Rede.

Foram feitas algumas observações e ideias em relação ao processo de construção do Festival por alguns dos participantes:
  • Atenção para a divulgação dos serviços de cidadania, apenas, quando estes já estiverem com as suas participações confirmadas.
  • Também oportunizar a participação dos representantes das comunidades rurais nos mini-cursos.
  • Garantir a presença das comunidades tradicionais no evento.
  • Promover a articulação para o convite de participação no festival dentro das comunidades.
  • Inclusão do filme “Os Magníficos” na programação da mostra de vídeos.
  • Ofertar um mini-curso de “embalagens”, posto que essa é uma das principais demandas dos agricultores que beneficiam os seus produtos.
  • Convidar a Sra. Marinalva (Grupo Vai Idade) para compor a equipe do mini-curso de beneficiamento de alimentos.
  • Inclusão das manifestações indígenas na grade cultural do Festival.

Flyer da Rede
Em seguida, foi apresentado o modelo do flyer da Rede aos participantes, os quais sugeriram que: 1) o impresso seja mais cumprido, de maneira a abrir mais espaço às anotações daqueles que se inscreverem na Rede; 2) a logomarca do Arapyau venha acompanhada da descrição “material impresso com o apoio do Instituto Arapyau”.

Novas ações para a Rede
Foi aberta a discussão da escolha de novas ações para a Rede salientando, contudo, que além de trazer uma nova ideia, aquele que está sugerindo também deve se colocar à disposição para iniciar a ação, buscando colaboradores dentro e fora da Rede e articulando, juntamente com esses colaboradores, o grupo de trabalho que se responsabilizará pela ação.

Diante do exposto, Wilsa trouxe a ideia da Rede fornecer, aos representantes das comunidades rurais do entorno do PESC, uma oficina que os capacite a acessar recursos técnicos, ou mesmo financeiros, para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades e, para isso, ela deixou a sugestão e se colocou à disposição para tocar essa ação com aqueles que se apresentarem. A sugestão permaneceu aberta até a próxima reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário