domingo, 23 de março de 2014

1º. Encontro do Núcleo de Animação

Serra Grande, 21-03-2014
Espaço BOX

Amigos da Rede Esperança-Conduru, segue o relato do encontro do Núcleo de Animação.

O 1ª encontro do Núcleo de Animação da Rede Esperança-Conduru, que aconteceu no dia 21 de março de 2014 no Espaço Box de Serra Grande, começou com a apresentação do vídeo resumo das atividades realizadas pelo Projeto “Amigos do PESC” incluindo as primeiras imagens da Rede. Vale a pena assistir a esse sensível registro. Estavam presentes: Cris Leal, Cristiane S. Soares, Daniela Teodoro, Joilson Andrade Junior, Luciana Antonini,  Pascal Voisin, Paulo Sanjines, Regina Toffoli, Sofia Colaço e Valéria Cardoso.

Considerou-se que o Núcleo de Animação da Rede tem como missão convidar, organizar (realização de dinâmicas, a logística etc.), realizar os encontros e distribuir os registros, assim como a divulgação das informações da Rede utilizando de meios de comunicação como um pequeno folder (didático/informativo); murais em locais definidos por participantes/instituições; recursos de Internet (site, fórum, blog, e-mail etc.) e outras formas de comunicação além dos encontros, de modo a também integrar outras associações/instituições, moradores das comunidades ao entorno das.UCs, funcionando de forma horizontal conforme tem funcionado a Rede:

Também divulgar:

- informações para promover o diálogo e a troca de ideais entre os pesquisadores, as instituições, ou atores interessados em informações sobre as UCs;
- as ações que promovam o processo de participação da grande comunidade nos Conselhos Gestores das UCs;
- o registro da caminhada da Rede Esperança-Conduru;
- composição de Agenda sócio, cultural e ambiental;

O Núcleo de Animação terá inicialmente animados colaboradores (Cristiane S. Soares, Daniela Teodoro, Joilson Andrade Junior, Pascal Voisin e Regina Toffoli) que serão apoiados em seu trabalho por Cris Leal, Luciana Antonini, Paulo Sanjines e Valéria Cardoso. E esperamos que outras pessoas se interessem em participar. Os colaboradores se ocuparão diretamente da animação da Rede. Ficou combinado um encontro destes colaboradores para elaborar um planejamento de suas ações para apresenta-lo na próxima reunião da Rede.

O Projeto “Amigos do PESC” obteve a aprovação dos financiadores para remanejar a importância de quatro mil e quatrocentos reais para a animação da Rede, sendo que este recurso será gerido pelo Núcleo de Animação para o investimento inicial de animação, incluindo a logística dos encontros e uma ajuda de custo para os colaboradores diretos da Rede, a ser detalhado em futuro planejamento. Este recurso estará disponível a partir do início de Maio.

Pretende-se que os investimentos em outras ações de comunicação e mobilização sejam financiados por outros apoiadores, como por exemplo o Arapyaú, e também outras formas de sustentabilidade da Rede como a organização de eventos que possam atrair atores interessados em participar da e apoiar a Rede, como por exemplo o Festival Esperança-Conduru.

Propôs-se que o próximo encontro da Rede seja no dia 10 de abril, Quinta-feira, as 15h em
Olivença/Ilhéus, em local próximo à Lomanto Júnior.

Pontos para a próxima reunião: Definir a periodicidade das reuniões da Rede e o que mais for proposto

Nenhum comentário:

Postar um comentário