segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

16º Encontro da Rede Esperança-Conduru

Uruçuca, Serra Grande, 16/12/2014
Casa Azul, Arapyaú

PARTICIPANTES: Regina Toffoli, Valéria Cardoso, Cristina Leal, Juliano Mendonca, Gleice N. Santana, Grazielle Souza Santos, Maria do Socorro Mendonca, Claudio Lôpo, Manoel do Santos, André de Oliveira e Rones Flasgordes.

TEMAS DISCUTIDOS:
Fizemos nosso costumeiro momento de silêncio e reconexão!
Escolhemos a sequência dos temas e demos início ao que segue.

ATUALIZAÇÃO DOS INFORMES DO GT DO FESTIVAL ESPERANÇA CONDURU:
André transmite os seguintes informes:
  • O I Festival Esperança-Conduru está confirmado para os dias 30, 31/01 e 01/02/2015.
  • Até o momento estão confirmados o apoio e patrocínio do SEBRAE (barracas), Coelba e Arapyaú (tendas e palco).
  • O núcleo de organização do evento, via Bahiatursa, ainda está tentando trazer a apresentação de Paulinho Boca de Cantor.
  • O II Encontro de Integração das Unidades de Conservação do mini-corredor ecológico Esperança-Conduru deverá acontecer nos dias 30 e 31/01, concomitante com o I Festival, com o tema "Construção de um marco regulatório para a implantação de Estrada-parque".
André reforçou o convite para que todos os membros da Rede participem do esforço de captação de recursos, indicando ao GT do Festival possíveis empresas que possam ser abordadas para o patrocínio.

CRITÉRIOS OU FERRAMENTAS PARA ESTIMULAR E AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DOS MEMBROS CADASTRADOS E SIMPATIZANTES DA REDE:
Neste encontro foram destacadas as manifestações com as quais os presentes se identificavam e suas respectivas reflexões, lembrando que a Rede foi consequência do II Encontro de Integração das UCs do mini-corredor ecológico Esperança-Conduru, sendo consenso que:
  • todos os membros cadastrados no Blog e no e-group são importantes para a Rede, cada qual com a sua possibilidade de participação;
  • considerou-se a frequência de, pelo menos, 3 reuniões por ano dos "membros cadastrados" aos encontros da Rede; faz-se necessário pensar como isso poderia ser registrado.
  • os Encontros  podem devem ser mais atrativos, com dinâmicas que proporcionem um melhor funcionamento da Rede;
  • o primeiro ano de funcionamento do núcleo de animação da Rede consolidou importantes ferramentas de comunicação;
  • uma agenda anual de Encontros seja estruturada e divulgada no início do ano para que mais pessoas e locais possam programar sua participação;
  • cada Unidade de Conservação e cada iniciativa tem desafios e conquista a serem compartilhados;
  • os Encontros aconteçam nas instalações dos membros cadastrados, dando oportunidade a cada anfitrião de apresentar o seu trabalho para os demais participantes, além de promover a integração entre as UCs, e para tanto sugeriu-se solicitar a gestora do Parque Municipal da Boa Esperança que anfitrie o 16º Encontro da Rede e sucessivamente o gestor da APA Itacaré/Serra Grande o 17º Encontro, a gestora da APA da Lagoa Encantada e nascentes do Rio Almada o 18º Encontro;
  • os próximos Encontros possam contar com a participação dos facilitadores que fazem parte da Rede, ajudando o núcleo de animação a construir acordos que estimulem e ampliem a participação e a integração.

INFORMES:
Compõem o Núcleo de Animação ano 2015: Rones (Floresta Viva), André (Coletivo Catarse), Gabriel e Gleice (INI), Regina (Makak), Daniela, Mariele, Genilson, Manoel e Cris Leal.

No início de janeiro o NA se reunirá, assim como o Grupo de Trabalho do Festival Esperança-Conduru.

Deseja-se que o próximo Encontro da Rede aconteça no Parque Municipal da Boa Esperança entorno do dia 16 de janeiro.

A gente se vê por lá!

Núcleo de Animação da Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário