segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Espetáculo Contos Rústicos Universais em Serra Grande

Amigos da rede,

É com alegria que convidamos vocês para a estréia do espetáculo C.R.U. – Contos Rústicos Universais, no Espaço BOX – Estrutura de Arte e Gastronomia, Serra Grande, BA. Serão duas apresentações, 27 de fevereiro e 5 de março.

C.R.U. é um espetáculo criado coletivamente por Monisha Leite, Carlos Ramírez e Pedro Bresciane . Um encontro entre a plástica, a dança e a expressão cênica no qual os objetos são os protagonistas que exalam a poesia das coisas simples.

Dia 27 (quinta) de fevereiro, às 20h30.

Dia 05 (quarta) de março, às 20h30

Duração do espetáculo: 50 min

Ingresso: R$ 15,00

Pedro Bresciane


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Relato sobre a I Feira de Olivença

Queridos amigos da Rede,

Demorou um pouquinho pra chegar, mas não podia deixar de compartilhar esse lindo relato elaborado pela Shany sobre a I Feira de Olivença que aconteceu no domingo dia 9/2!

Gratidão a todos os presentes e as boas energias dos que estiveram em pensamento conosco! Foi um dia muito especial recheado de sorrisos e mimos encantadores!!!!

Esperamos  despertar a atenção para mais oportunidades e iniciativas como essa nessa região cheia de belezas e artes! 

Ótimo começo de semana a todos!

Luciane Locatelli

----------------------------------

I Feira de Olivença – Arte, Cultura e Meio Ambiente

Por Shany M. Nagaoka

A I Feira de Olivença, que aconteceu no domingo passado, dia 09, uniu Arte, Cultura e Meio Ambiente. A arte foi representada através da exposição de artesanatos como mandalas feitas com CDs, ojos de Dios, crochets, carteiras feitas com tetra pak, móveis de pallets, roupas, mosaicos, brechó, artesanato indígena e acessórios como brincos e pulseiras. A cultura foi muito bem representada tanto pela emocionante apresentação do ritual Porancin, uma oração e dança indígena feitas por representantes dos Tupinambás de Olivença como pela roda de capoeira liderada por Mestre Virgílio de Ilhéus, um dos principais mestres em atividade da Capoeira Angola no sul da Bahia e presidente da Associação de Capoeira Angola Mucumbo (ACAM). O tema Meio Ambiente foi abordado principalmente através da oficina de compostagem, tema de extrema relevância para a região devido à problemática do lixo, ministrada pelo presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Frederico Andrade, além da venda de produtos orgânicos de um pequeno produtor local. Para as crianças, houve brincadeiras com bolhas de sabão gigantes e cama elástica. Comidas e quitutes também foram vendidos durante a feira.

A Feira reuniu moradores, turistas e visitantes, além de representantes de diversas instituições como a Fundação Maramata, a Associação de Capoeira Angola Mucumbo, a organização não-governamental Thydewa, o Centro de União de Ideias e Artes (CUIA), Associação de Mulheres Ambientalistas de Ilhéus (AMAI) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Resultado de uma iniciativa de moradores locais descontentes com suas possibilidades financeiras e interessados em incrementar a renda familiar, a I Feira de Olivença, contou com o apoio de Luciane Locatelli, consultora ambiental, Shany Mayumi Nagaoka, bióloga, Rogério Matos, administrador de Olivença, Jordanna Benevides, proprietária do Recanto de Olivença que cedeu o espaço para a realização do evento e da fotógrafa Elisa Braga que fez a cobertura oficial. Um dos principais objetivos da I Feira de Olivença, além da busca pela emancipação financeira dos artesãos, artistas, pequenos produtores, cozinheiros e quituteiros moradores locais, foi de integrar a comunidade possibilitando uma alternativa cultural e de lazer para a região.

Através da realização desta primeira edição, espera-se atrair a atenção dos órgãos públicos e instituições privadas para o investimento de recursos em iniciativas desta natureza. A visão é resgatar a antiga Feira de Artesanato de Olivença envolvendo e mobilizando os moradores e comércios locais, e também as organizações governamentais e não-governamentais. Devido à sua importância ecológica, histórica e cultural, Olivença necessita de mais incentivos para que haja a promoção do desenvolvimento socioambiental, cultural e econômico. A realização de outras edições irá representar não só a mudança de atitude em relação a essas questões, mas principalmente o fortalecimento da consciência ambiental e cultural da comunidade e também a valorização do trabalho dos moradores locais.

Quem quiser conferir mais imagens belíssimas fotografadas pela Elisa Braga, dê uma olhadinha no álbum que ela postou do facebook no link https://www.facebook.com/elisabragafotografia/photos/a.477650549013722.1073741842.204079813037465/478386652273445/?type=1&theater

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

5º. Encontro da Rede Esperança-Conduru

Fevereiro, 05-02-2014
Serra Grande

Olá pessoal,

O encontro da Rede Esperança-Conduru de 05 de fevereiro, realizado em Serra Grande, terminou com gosto de "quero mais"...

Por um lado, pelo delicioso bolo de chocolate oferecido pelo amigo Pascal :-).
E também por todas as ideias geradas de passos importantes para avançarmos na construção e funcionamento da nossa Rede.

De forma breve e sintética, compartilho abaixo os principais pontos conversados neste dia - gratidão a Lu Antonini, Dani Teodoro e Juliano Borghi pelas contribuições para este relato.

E a sugestão é que o próximo encontro da Rede seja realizado em Itacaré. Que tal no dia 21/02 (sexta-feira) às 16h?

Fortes abraços, e até breve!
Cris

Pontos de destaque do Encontro da Rede Esperança-Conduru, realizado em 05/02.

Compartilhou-se um texto para subsidiar os trabalhos e funcionamento da rede: REDE: UMA ESTRUTURA ALTERNATIVA DE ORGANIZAÇÃO, Francisco Whitaker, http://inforum.insite.com.br/arquivos/2591/estrutura_alternativa_organizacao.PDF

O registro do processo de construção da Rede é fundamental. Equipamento e acesso à Internet são essenciais à “animação” da Rede.

“Formato” de divulgação em construção. Jornal-mural? (como produzir? onde afixar? O registro fotográfico é essencial. Quais outras alternativas?

Sugeriu-se a presença regular das instituições parceiras, com um interlocutor de cada uma delas para fornecer as informações a serem divulgadas.

Também deve-se estimular e propiciar a participação de pessoas não formalmente vinculadas a instituições, mas com condições e desejo de contribuir.

O “Amigos do PESC” está produzindo um folder que apresenta a Rede Esperança-Conduru: quem somos, nossa missão e valores. Salvador Ribeiro irá redigir este texto e compartilhá-lo com este grupo para alinhamento. 

Governança e estrutura mínima para a Rede funcionar de forma autônoma e orgânica: um passo importante para a consolidação e eficácia da Rede é a formação de um “Núcleo de Animação”, responsável pela mobilização dos participantes da Rede, realização dos encontros, produção e divulgação dos registros dos mesmos e das principais ações da Rede.

Pessoas que demonstraram interesse em integrar ou apoiar o funcionamento deste “Núcleo”: Luciana Antonini, Regina Toffoli, Pascal Voisin, Cris Leal, Luciane Locatelli e André Oliveira. Foram sugeridos os nomes de Daniela Teodoro e Júnior Andrade (estagiários do “Amigos do PESC”) como “animadores-mirins” da Rede, como forma de ampliar o trabalho que vem realizando no âmbito deste projeto, que terá sua conclusão em março/2014. Alguém mais?

Com a conclusão do “Amigos do PESC”, está sendo levantada a possibilidade de algumas ações deste serem continuadas e/ou ampliadas pela Rede, tais como: as visitas monitoradas das escolas e comunidades do entorno ao Parque; manutenção do site (www.parquedoconduru.org.br), com a criação de um “Fórum de Discussão” para a Rede e incorporação do conteúdo do site (http://www.esperancaconduru.org), atualmente desativado; Festival Conduru, que passaria a se chamar Esperança-Conduru; e o Centro de Informações do PESC, ampliando o banco de dados com as pesquisas acadêmicas, matérias e artigos da região.

Outras possíveis ações sugeridas para a Rede em 2014: mapeamento das entidades e iniciativas no território de abrangência da Rede, a fim de identificarmos oportunidades de integração/cooperação; promoção de uma melhor aproximação entre os Conselhos das UCs da região e destes com as universidades (principalmente UESC), visando a elaboração de pesquisas aplicadas e que beneficiem a conservação da região (ex: necessidade de revisão/atualização do Plano de Manejo do PESC).

Em resumo, seriam estes possíveis  “eixos estratégicos” de atuação da Rede?

 i) (“Provoção/estímulo à”) Produção e disseminação de conhecimento aplicado (ex: conectar universidades a necessidades x reais vivenciadas pelos Conselhos das UCs); ii) Educação e mobilização para a conservação (ex: continuidade das visitas monitoradas ao PESC e Festival Conduru); iii) Proposição de (e influência sobre) políticas públicas voltadas à conservação; iv) Acompanhamento dos Programas de Monitoramento e Compensação do Porto Sul (caso o empreendimento seja implantado).

A conversa e os avanços continuarão no próximo encontro, que deverá acontecer em Itacaré na próxima semana.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

1° Feira de Arte, Cultura e Alimentos de Olivença 9/2 das 15 as 18 h

Prezados amigos da Rede, boa tarde,

Gostaria de convidá-los para a I Feira de Olivença!!!!!!

A I Feira de Olivença – Arte, Cultura e Meio Ambiente acontecerá no domingo dia 09 de fevereiro de 2014 a partir das 15 horas no Recanto de Olivença, localizado na Praia Back Door, Km 14 da Rodovia Ilhéus-Olivença. Com exposição de trabalhos artesanais, comidas típicas, atividades para crianças, apresentação indígena Tupinambá, roda de capoeira, oficina de compostagem e música, a feira terá o apoio de moradores locais, da Associação de Capoeira Angola Mucumbo, Fundação Maramata, SEBRAE e da administração de Olivença.

A iniciativa para a realização da I Feira de Olivença partiu de um grupo de moradores locais. Foi idealizada de forma participativa com o intuito de buscar a emancipação financeira dos artesãos, artistas, pequenos produtores, cozinheiros e quituteiros moradores do Cururupe ao Acuípe, além de integrar a comunidade e trazer uma alternativa cultural para a região. A visão é resgatar a antiga Feira de Artesanato de Olivença envolvendo e mobilizando os moradores e comércios locais, organizações não-governamentais e instituições públicas e privadas.

Através da realização da I Feira de Olivença espera-se atrair a atenção dos órgãos públicos e instituições privadas para o investimento de recursos em iniciativas desta natureza. Olivença é a única estância hidromineral localizada na zona litorânea do Brasil e está inserida no Corredor Central da Mata Atlântica, área com alta biodiversidade. Historicamente, foi o primeiro e principal Aldeamento Jesuítico do sul da Bahia, o Nossa Senhora da Escada, onde no alto da colina índios e jesuítas construíram a igreja de mesmo nome, hoje importante ponto turístico do distrito. Diversas comunidades indígenas, representantes dos Tupinambás de Olivença, encontram-se na região. No segundo domingo de todo ano, ocorre a Puxada do Mastro de São Sebastião, festa tradicional que mescla o sagrado e o profano e faz parte do Programa Cultural de Ilhéus. Desta forma, devido à sua importância ecológica, histórica e cultural, Olivença necessita de mais incentivos para que haja a promoção do desenvolvimento socioambiental, cultural e econômico juntamente com a integração da sociedade civil, setor produtivo e instituições governamentais e não-governamentais, assim como está sendo proposta pela feira.

Segue também link do facebook com o convite para a feira que estamos organizando. Estão todos convidados a fortalecer esse início de movimento de integração da nossa comunidade e resgate da antiga Feira de Olivença.

https://www.facebook.com/events/629638203758446/?ref_newsfeed_story_type=regular

Sintam-se a vontade para divulgar, ok???

Abraços,

Luciane Locatelli