terça-feira, 28 de outubro de 2014

Guardiões da Praia - contur e demais coletivos de Serra Grande

Oi Contur e demais coletivos,

como estão? Vejo que avançando!

A um tempo estou com uma ideia na cabeça...Contudo, como ando muito sem tempo para participar mais ativamente guardei a ideia...Mas o verão se aproxima e enfim... Compartilho abaixo uma ideia simples para que possamos colaborar com o uso mais adequado das nossas praias, em especial no verão.

AÇÃO COLETIVA: GUARDIÕES DA PRAIA

OBJETIVO: colaborar com a orientação dos frequentadores das praias de Serra Grande, promover a educação ambiental e criar uma ação coletiva de "zelar e guardar" as praias locais;

JUSTIFICATIVA: muitas pessoas, inclusive eu, demonstram o desejo de zelar e orientar frequentadores da praia, mas se constrangem e receiam serem "agredidos" ou mal interpretados. Assim, a ação busca criar meios para que todos os interessados possam colaborar para o uso mais adequado das praias.

QUEM E COMO PARTICIPAR: todos que tiverem interesse podem ser guardiões. Seria bem importante envolver a associação de surf e pescadores. Precisaríamos de repente fazer parceria com IC do PESC para que os interessados pudessem buscar informações de como ser um guardião. Precisaríamos fazer uma campanha de internet inicialmente e com convites diretos a grupos que considerássemos importantes para serem guardiões da praia.

O QUE SERIA NECESSÁRIO DE MATERIAL:  camiseta com marca na frente e nome atrás GUARDIÃO DA PRAIA. Precisaríamos de alguém para produzir esse material e comercializar. Os interessados em ser guardiões, com exceção de elos chaves (associação de pescadores, de surf e alguns elos), como eu, conselheiros ou qualquer interessado poderia COMPRAR/PAGAR O VALOR DA SUA CAMISA. Isso diminuiria custos. 

METODOLOGIA: os guardiões quando forem a praia usariam a camisas e levariam sacolas (as de uso de casa, mercado, recolhida) e escolheria pelos menos 2 grupos ou mais se desejasse para orientar sobre o lixo, a importância de manter o local sempre limpo etc; De modo geral, a camisa, marca e slogan seria de maneira geral um "abre alas" para facilitar a abordagem. Não seria feito panfleto para evitar mais lixo. Mas poderia ser feito uma placa  ou faixa no pé de serra e uma na praça indicando a existência dos GUARDIÕES DA PRAIA.

Bem de maneira geral é isso, nesse momento precisaríamos saber o que os coletivos acham. Ver se é viável e quem topa. Eu quero colaborar. 

Para tanto, precisaríamos de:
- VER SE O CONTUR TOPA SER O CATALISADOR DA AÇÃO;
- REUNIÃO COM INTERESSADOS;
- REUNIÃO COM CI DO PESC PARA VER SE PODEM SER PONTO DE ORIENTAÇÃO AOS INTERESSADOS EM SER GUARDIÃO;
- CRIAR MARCA PARA CAMISA;
- ALGUÉM PARA PRODUZIR E COMERCIALIZAR AS CAMISAS ( nesse caso o custo pode ser em torno de 12,00. Poderia ser feito por algum projeto que quiser arrecadar algum fundo e o valor ficar em torno de 20,00); 
- A PARTIR DE QUE DATA?
- REFLETIR E DECIDIR SE DEVERIA SER DISTRIBUÍDO PARA ALGUNS ELOS CHAVES? Eu pago uma camisa a mais.

Bem o sonho está compartilhado, o que acham? Vamos? É possível?

Abraço e muita luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário