sexta-feira, 10 de outubro de 2014

14º Encontro da Rede Esperança-Conduru


 Serra Grande, 08/10/2014
Casa Azul.

PARTICIPANTES: Luiz Fernando Pozza, Salvador Ribeiro, José Abobreira, Pedro Bezerra, Fred, Wilsa Mendonça, Roberto Vilela, Juliano Mendonça, Valéria Cardoso, Marlize Abobreira, Cris leal, Alessandro Almeida, Nádia Santa Isabel, Lais Lacerda, Marcelo Barreto, Tiago da Silveira, Rui Rocha, Mariele Santana, Maria do Socorro Mendonça, Tiago de Araújo, Nelson Moraes e José Antonio Correia.

TEMAS DISCUTIDOS:
O encontro foi iniciado com o nosso costumeiro momento de silêncio e reconexão!

APRESENTAÇÃO DO “PONTAL CRIATIVO”:
Tivemos a presença de peso de vários participantes do projeto “Pontal Criativo”, que fizeram uma breve explanação das suas ações e atividades em Ilhéus (Sr. José Abobreira e Pepê Bezerra), sendo a “Feira do Pontal Criativo”, que acontece mensalmente no bairro do Pontal (Ilhéus), a ação que reúne o coletivo cultural, artesanal e gastronômico com o intuito de resgatar as tradições e cultura local em torno da prática da economia criativa. A equipe do “Pontal Criativo” veio conhecer de perto a proposta da Rede e solicitar sua participação na Feira do Festival Esperança Conduru, previsto para acontecer no final do mês de janeiro/2015, em Serra Grande. Sejam bem vindos! Também tivemos a presença de representantes da SEFAZ (José Correia) e da SERIN (Fred). Sejam bem vindos!

Tendo em vista a presença de muita gente nova no encontro, seguiu-se um breve relato do histórico da formação da Rede e uma rodada de apresentações dos participantes.

ATUALIZAÇÃO DOS INFORMES DO GT DO FESTIVAL ESPERANÇA CONDURU:
André e Júlia não puderam comparecer ao encontro desse mês. Val trouxe os principais informes:
  • A proposta do festival enviada para o MinC já passou pela primeira análise, sendo aprovada. Agora, dentro desse sistema de análise, deixa de ser uma proposta e passa a ser analisada pela equipe do MinC como um projeto. O resultado deve sair até o final do mês de outubro.
  • O resultado do edital apresentado à Bahiagas já deveria ter sido divulgado na última 2ª feira. Até o momento a empresa não divulgou o resultado, o qual deverá sair a qualquer momento.
  • Uma primeira versão do vídeo de divulgação do Festival Esperança Conduru deverá ser baixado no YouTube, dentro dos próximos 10 dias, para receber sugestões da Rede e da comunidade!

DISCUSSÃO SOBRE O TEMA PARA O PRÓXIMO ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DAS UCs:
Seguindo a orientação do último encontro da Rede (aguardar as sugestões de temas dos Conselheiros e Gestores até o dia 23 de setembro), o Núcleo de Animação da Rede recebeu de alguns Conselheiros das UCs e do gestor do PESC, sugestões de temas a serem tratados no próximo Encontro de Integração das UCs. Os mais sugeridos foram: modelos de gestão para as UCs e Estradas-Parques.

Marcelo Barreto informa que o Governo do Estado está construindo um projeto de modelo de gestão público-privada para as UCs, tomando o Parque do Conduru como caso piloto. Tendo isso em vista, ele considera importante trazer esse tema para o Encontro de Integração das UCs, onde se poderia discutir e criar propostas, as quais seriam levadas para o Governo do Estado com o intuito de contribuir e ajustar o projeto que está sendo construído pela equipe do governo.

Salvador informa que o Movimento Mecenas da Vida está participando de um edital do FUNBIO, cujo resultado ainda não foi divulgado, voltado para propostas de fortalecimento das Unidades de Conservação com viés em políticas públicas. A proposta encaminhada está focada, apenas, na realização de ações de articulação para a criação de um marco regulatório da implantação das Estradas-Parques, no mini-corredor ecológico Conduru-Boa Esperança, levando em consideração todo o cenário social, cultural e ambiental que povoam o entorno da região dessa implantação. Tendo isso em vista, ele propõe que o Encontro de Integração das UCs abrigue uma oficina de construção desse marco-regulatório, caso a proposta encaminhada seja aprovada pelo FUNBIO.

Após ampla discussão sobre as duas sugestões, consideradas importantes, o grupo chegou à conclusão de que, caso a proposta encaminhada pelo Mecenas da Vida ao edital do FUNBIO seja aprovada, o melhor será realizar uma oficina de 2 dias para a discussão do marco regulatório de implantação das Estradas-Parques (com recursos do FUNBIO), seguida do dia do Encontro de Integração das UCs (com recursos levantados pelo GT do Festival Esperança Conduru) onde será tratado o tema escolhido “Proposta de modelos de gestão compartilhada para as UCs” (público-privada ou público-3º setor) – onde se poderia apresentar a conclusão da oficina das Estradas-Parques como uma das atividades, ou tópicos, do modelo de gestão discutido.

FOLDER DA REDE ESPERANÇA CONDURU:
Regina entregou aos participantes do encontro o 1º folder impresso da Rede! O folder está disponível no CA da Rede e CI do PESC, na Praça Pedro Gomes (Serra Grande). Além de informativo, o folder também cumpre a função de formulário de inscrição para novos membros da Rede que possuem pouco, ou não possuem, acesso à Internet.

SUGESTÕES:
Maria do Socorro sugere que, no Blog da Rede, sejam postados pequenos vídeos de cada participante da Rede contando o que faz e apresentando as suas principais ações e atividades. Juliano sugere que seja criado um “calendário de eventos da região” no Blog da Rede.

O próximo encontro da Rede deverá acontecer em Ilhéus, entre os dias 03 e 07 de novembro.
Até lá pessoal!

Núcleo de Animação da Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário