segunda-feira, 8 de setembro de 2014

13º Encontro da Rede Esperança-Conduru


Itacaré, 3/9/2014.
Clube Municipal Pirajá.

PARTICIPANTES: André Moraes de Oliveira, Daniela Teodoro, Edeli Araújo, Gabriel Siqueira, Genilson C. de Oliveira, Hugo Rincquesen, Juliano Mendonça, Luiz Fernando Vieira, Maria do Socorro Mendonça, Mariana Mei Ferreira, Mariele Souza de Santana, Pascal Voisin, Pola Ribeiro, Raquel Davi Brunelli, Regina Toffoli, Renato Bove, Roberta Elise Silva, Rodrigo de La Vela, Salvador Ribeiro, Tales Rossi, Tiago da Silveira, Tiago Jesus de Araújo, Valéria Cardoso, Wilsa Mendonça

TEMAS DISCUTIDOS: A reunião iniciou com o nosso costumeiro momento de silêncio e reconexão, seguido por um breve histórico sobre a formação da Rede e de uma rodada de apresentações dos participantes.

ATUALIZACAO DOS INFORMES DO GT DO FESTIVAL ESPERANCA-CONDURU:
André traz os informes sobre o andamento do esforço de captação de recursos:
  • A inscrição do projeto do Festival na Lei Rouanet foi finalizada e já passamos a fase da análise dos documentos. Agora, será aguardada a avaliação da proposta, prevista para o próximo mês de outubro.
  • A inscrição do projeto do Festival no edital da BahiaGas também já foi realizada.
  • Também já foi encaminhada para a BahiaTursa a solicitação de apoio para o show do Paulinho Boca de Cantor (História da música baiana).
  • O vídeo para divulgação do Festival está sendo finalizado.
  • Está sendo produzida uma apresentação formato PPS para ajudar na divulgação do Festival.
  • Na próxima semana, o GT do Festival iniciará as visitas nas empresas da região para captação de recursos e André solicita que todos ajudem recomendando, ou indicando, empresas a serem visitadas.
  • Surgiu a possibilidade de pleitear patrocínio para o Encontro de Integração das UCs ao Banco HSBC; a proposta está sendo preparada.

Algumas sugestões foram feitas ao GT do Festival:
  • Convidar o Boi Bumbá do Seu Oreco (Ilhéus).
  • Maria do Socorro disponibilizou o Site do “Instituto Nossa Ilhéus” a fim de auxiliar na captação de recursos para o Festival, por meio da sua nova plataforma de crowndfunding.
  • Divulgar o Festival junto a TV Educativa (TV pública).

TEMA DO PRÓXIMO ENCONTRO DE INTEGRACAO DAS UC´S:
Na última reunião da Rede surgiu a recomendação de que o tema do próximo Encontro de Integração das UC´s fosse discutido pelos Conselheiros, no âmbito das reuniões dos Conselhos Gestores e que, após essas discussões, cada Conselho trouxesse para a Rede tais temas. Contudo, André (GT do Festival) informou que para dar prosseguimento à captação de recursos, não haverá tempo hábil para se esperar pelas reuniões dos Conselhos. Assim, o grupo discutiu sobre formas de iniciar essa discussão entre os Conselheiros e dentro da Rede. O grupo concluiu que a melhor forma é acionar as Secretarias Executivas de cada Conselho Gestor e pedir que essas, via e.mail, solicitem aos seus Conselheiros para encaminharem as sugestões de temas. Após isso, as Secretarias Executivas encaminham tais sugestões para serem apreciadas/consultadas pela Rede.
Juliano sugere que um dos tópicos que poderia ser tratado no próximo Encontro de Integração das UC´s é a construção da visão da Rede para o desenvolvimento sustentável da região. Bem como sugere a realização de um mapeamento das demandas da Rede. Juliano também sugere que, em virtude da importância para o desenvolvimento e a integração dessa região, que se poderia considerar o tema “Estradas-Parques” (vide próximo tópico do encontro).

SUGESTAO DE NOVA AÇÃO PARA A REDE: “ESTRADAS-PARQUES”.
Salvador apresenta a ideia de a Rede iniciar a mobilização para implantação do status Estradas Parques nas estradas da região, por meio da criação de um GT-Grupo de Trabalho. O intuito é reavivar todo o movimento que já foi impresso por essa causa (abaixo-assinados, exibição do vídeo de divulgação, reuniões e articulações etc.), aproveitando o atual cenário de mudança política e apresentando o corpo da Rede como instrumento consistente de pressão e mobilização junto ao Governo do Estado. Para isso, sugeriu-se envolver nesse GT: o DERBA e mais a participação de alguém com conhecimento e olhar de engenharia técnica para o assunto. Também foi sugerido:
  • Elaborar um projeto completo.
  • Realizar um esforço de inserção desse projeto no Plano Plurianual do próximo Governo.
  • Preventivamente, também contemplar nesse projeto um olhar sobre as estradas vicinais (acesso para a zona rural e comunidades).
  • Construir o projeto por módulos para captar e utilizar recursos do próprio Governo Federal, por exemplo, via “Ministério do Turismo”.
  • Zelar para que o projeto contemple cuidados quanto à ocupação desordenada das áreas destinadas às estruturas das Estradas-Parques.
  • Não esquecer de contemplar cuidados para o tráfego dos animais silvestres nas estradas.
  • Aproveitar a realização do “SurfEco”, em Itacaré, para promover os abaixo-assinados.
  • Em virtude da importância para o desenvolvimento e a integração dessa região, considerar o tema “Estradas-Parques” para ser tratado no próximo Encontro de Integração das UC´s.

Após a discussão dessa nova ação para a Rede, formou-se o “GT das Estradas-Parques” com os seguintes colaboradores: Raquel, Salvador, Juliano, Roberta, Gabriel, Hugo, Pascal, Luiz Fernando, Tiago Araújo e Regina.
Boa sorte galera!!!!!!

SUGESTAO DE NOVA ACAO PARA A REDE: “APLICACAO DAS DIRETRIZES ENCEA NAS COMUNIDADES DO ENTORNO DAS UC´S”.
Wilsa informou que lançou o convite na Rede para participantes dessa ação e que Thiago Araújo, André, Elisa e Tita se apresentaram para iniciar esse GT. Informou também que Tita vai trazer capacitação desse tema para esse futuro Grupo de Trabalho e que, por esse motivo, o GT ainda está em formação. Surgiram algumas sugestões para o futuro GT:
  • Casar a aplicação das diretrizes ENCEA com “ações de empreendedorismo” dentro das comunidades que serão abordadas, pois é importante que tais diretrizes levem algo de concreto para melhorar a vida dessas pessoas, correndo o risco de, sem tais ações, as diretrizes não promoverem os resultados esperados, ou o GT não encontrar abertura nas comunidades para o trabalho. Nesse sentido, foi recomendado ao futuro GT consultar o projeto “Aliança Empreendedora” que tem parceria com a UESC http://www.geracaoempreendedora.org.br/

O próximo encontro da Rede deverá acontecer em Serra Grande, entre os dias 01 e 06 de outubro/2014. Até lá!!!
Valeu Gente!
Núcleo de Animação da Rede

Um comentário:

  1. A todos desejo um trabalho extraordinário!

    Que muita luz divina possa ser fonte de inspiração para as decisões tomadas, inspiração do ser supremo em que em ti habita e nos acolhe como parte!

    Por favor, apenas reflitam sobre as diretrizes que utilizarão de base para elaborar propostas tão lindas de vida ao planeta e as vidas que nele habitam. Te recordas de que a terra pela qual lutas é a casa de todos e que precisamos ser apenas Um.

    E se, o projeto para a implantação da estrada parque contemplar
    “... que o cuidado necessário para com as estradas vicinais das comunidades que habitam o entorno do PESC esteja de alguma forma, vinculado: ...a uma ação de contra partida do poder público dos municípios envolvidos - Ilhéus, Itacaré e Uruçuca...”

    Estaríamos agregando, a este projeto, mais um valor inclusivo e sustentável e finalmente conectando elos necessários para o sonhado desenvolvimento humano aconteça!

    Ehh! Estaríamos percorrendo os caminhos para “sermos Um”, num ambiente em condições de proporcionar felicidade a todos. Mais saudável e justo!

    Realmente não tenho conhecimentos da área do direito... direito civil, ambiental, sei que existem... alguns, são inclusive, violados... mas, acredito que assim teríamos compromissos sérios assinados por Instituições sérias que lutam pelo bem estar e felicidade em geral!!!

    Assim teríamos alguma chance de incluir parte do todo pela qual lutamos na lista de obrigatório dos que movem o poder publico, dos políticos que são eleitos para fazerem isto e estão fazendo muitas outras coisas... reconheço!

    Me sinto representada por cada um de vocês, claro que acima de tudo pelo amor que nos envolve, mas também pelos sonhos que junto acalentamos de sermos felizes e que para tanto uma das missões é: trabalhar pela felicidade de todos!¬ – receio de que isto não esteja escrito em nenhuma das leis dos homens, não as conheço todas, mas, creio piamente que esta impresso em nosso ser.

    Sintam-se abraçados pela força do amor que permeia todo o meu ser e faz com que eu queira compartilhar tal energia com este grupo.

    Sucesso! Luz & Paz!

    ResponderExcluir