quinta-feira, 24 de abril de 2014

9º. Encontro da Rede Esperança-Conduru

Abril, 24-04-2014
Thidêwá, Olivença

Bom dia Rede Esperança-Conduru!

Segue relato da reunião da Rede realizada no dia 24/04/2014. A reunião aconteceu na Oca da ONG Thidêwá, onde fomos carinhosamente recebidos.

Para quem, ainda, não conhece segue o link http://www.thydewa.org/ Aproveitando para dar boas vindas para a Thidêwá à Rede! Sejam bem vindos!
*****************************************

24 de Abril, 2014.
Reunião Rede Esperança-Condurú.
Local: Thydêwá, Olivença.

Participantes: Shany, Luciane, Daniela, Cristiane, Val, Cris, Paulo, Pascal, Helder, Sebastian, Potira.

A 9ª reunião da Rede realizada no dia 24.04.14 em Olivença, na oca da ONG Thydêwá, iniciou com as boas vindas de PotyraTê e Sebastian, que falaram sobre o propósito da ONG Thydêwá: promover a consciência planetária, tendo como instrumento principal, o diálogo intercultural.

Logo após, Val fez uma apresentação da Rede Esperança -Conduru, seu propósito, perspectivas e escopo de ação, o Mini-Corredor Boa Esperança-Conduru.

Propósito da REDE: Integrar iniciativas que amplem consciências e promovam a cooperação, o cuidado com a vida e a felicidade de todos.

Temas discutidos:

1. Foi apresentado o plano de ação do Núcleo de Animação da Rede, no qual o foco, neste momento, se encontra em fortalecer a comunicação com o público interno da Rede através do e.group, do desenvolvimento de um Blog e da criação de um folder.

2. Aproveitando a oportunidade de apoio financeiro do Instituto Arapyau ao fortalecimento da gestão do Parque do Conduru e região, os participantes discutiram idéias que podem compor uma proposta de solicitação de apoio à Rede, contendo:

a) Desenvolvimento de um Blog para hospedar informações da Rede: fotos; relação dos participantes da Rede; a memória da Rede (relatos das reuniões); uma plataforma virtual para abrigar pesquisas realizadas na região; um ambiente de apresentação das ações das instituições que fazem parte da Rede introduzindo um mapa interativo, através do qual os visitantes do Blog conheçam onde ocorrem as ações institucionais; um ambiente para divulgação de Editais interessantes para o público da Rede etc.

Para dar prosseguimento a esse item será elaborado um orçamento com a integrante da Rede Regina (Makak Comunicação), juntamente com a ideia de se inserir 1 jovem da comunidade como estagiário de comunicação.

b) Criação de um folder com frente e verso, sendo que a frente trará informações da Rede e o verso será uma ficha de inscrição para participação na Rede.

c) Coordenação do Festival Esperança-Conduru 2014 (vide item 3-b).

d) Apoio ao Núcleo de Animação da Rede. A ideia é apoiar financeiramente 3 componentes do Núcleo de Animação (que continuará recebendo a contribuição de colaboradores voluntários) para focar, pelo período de 1 ano, na animação da Rede fazendo a manutenção do e.group, o mapeamento das instituições da região, o convite e cadastramento de novos membros para a Rede, a organização das reuniões, a elaboração e arquivamento da memória da Rede e seus relatos, a manutenção do mapa interativo do Blog etc.

3. Foram iniciadas discussões sobre as ações que a rede pode iniciar/promover.

Nesse sentido, houve consenso de que toda e qualquer ação empreendida deve 1) atender o propósito da Rede e 2) acolher a diversidade de participantes da Rede. Em seguida, foram apontadas 2 ações, as quais já haviam sido citadas em reuniões anteriores da Rede:

a) Criar uma plataforma de diálogo entre pesquisadores, instituições e a sociedade civil interessada. O Blog abrigará uma parte dessa plataforma de diálogo entre a Rede e as instituições. Isso também poderá nos aproximar da UESC e de seus pesquisadores nos dando, assim, acesso às pesquisas realizadas no entorno ao PESC, porém, para este último, temos que contatar alunos e/ou professores dessa instituição para que estejam juntos à nossa Rede. Surgiu a ideia do Floresta Viva articular com os atores chaves para: criar a Plataforma democrática de pesquisas online a ser utilizada no Blog, e fomentar a sistematização de informação disponível.

b) Festival Esperança-Conduru 2014. Val propôs que o festival pudesse ser realizado em 3 dias, sendo cada dia em uma ponta da nossa Rede (1 dia em Itacaré, 1 dia em Serra grande e 1 dia em Ilhéus). Cris argumenta que um evento realizado cada dia em um lugar pode dispersar o grupo/público como um todo, achando mais interessante o evento ser realizado em um único local.

Agenda proposta para a realização do Festival Esperança-Conduru foi entre os meses de Outubro e Novembro. Também se propôs que a coordenação do evento seja um item a ser apresentado ao fundo de apoio do Instituto Arapyau.
Até a próxima reunião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário