terça-feira, 17 de dezembro de 2013

3º. Encontro da Rede Esperança-Conduru

Dezembro, 17-12-2013
Serra Grande, Instituto Floresta viva, Viveiro de Mudas

Prezados amigos da Rede Esperança Conduru,

no último dia 17/12/13 nos encontramos em Serra Grande, no Viveiro de Mudas do Instituto Floresta Viva com a intenção de dar andamento aos trabalhos e iniciativas da Rede Esperança Conduru. O encontro iniciou com um delicioso minuto de silêncio para tranqüilizar nossas mentes e abrirmos espaço às idéias que estariam a ser propostas na reunião! O Tiago conduziu o encontro que começou com a leitura do relato da reunião de 10/12. Nessa ocasião um passo importante para a consolidação da Rede havia ficado por decidir... A Missão da Rede Esperança Conduru que é:

"Integrar as iniciativas que ampliem consciências e promovam a cooperação, o cuidado com a vida e a felicidade de todos."

Gostaria de agradecer a contribuição de todos os que se envolveram e aos votos pela frase que melhor explicitou nossas intenções por essa versão final por enquanto, pois também concordamos que a dinâmica da Rede poderá tomar rumos que nos façam rever essa frase mais para frente, certo?!! Pontos importantes foram abertos para tratarmos na próxima reunião, que acontecerá no dia 11/01/2014 em Serra Grande às 14hs, no Espaço Box. Nesse dia haverá o Sarau Cultural e achamos interessante aproveitarmos esse movimento para trazermos mais pessoas a participar da Rede. Vamos aos pontos a serem abordados:

1) Encerramento do Projeto Amigos do PESC - como poderíamos aproveitar a ocasião para impulsionarmos a participação de mais pessoas na Rede?

2) Início da Rede Esperança Conduru - como será o funcionamento? Como será formada a secretaria executiva? Quais serão as atividades? Como será dada a comunicação? Como organizaremos os recursos humanos, físicos e financeiros?

3) Existem várias organizações ativas e em cooperação - quem são elas? O que estão fazendo? O que já fizeram? A Luciane, Patrícia e Cristiane se disponibilizaram a levantar essas informações e precisam da ajuda de todos para esse levantamento que poderá funcionar como um laboratório e observatório dos processos no território.

4) Integração dos conselheiros e causas - como a rede poderá auxiliá-los? 

5) Zoneamento e regularização fundiária e territorial-  consolidação /acomodação fundiária. 

6) Fomento ao turismo eco-cultural no território.

7) Qual o foco da rede?

8) Comunicação - contamos com a participação de mais dois integrantes à rede, o André (Coletivo Catarse) e Regina (Makak) que chegaram com ótimas idéias e experiências para melhorarmos consideravelmente a comunicação das ações da Rede. Outro ponto que falamos foi de utilizarmos mais os meios www.esperancaconduru.org.br e também na confecção de boletins em formato A4 para serem fixados em murais nas comunidades do entorno do Parque Estadual da Serra do Cunduru. A impressão desses boletins seria descentralizada para agilizar o processo. Ficamos de conversar mais sobre como seria possível viabilizar essa iniciativa e integrar moradores dessas regiões afastadas.

Além disso, pensamos em desenvolver conteúdos para outras mídias.
9) Teia agro ecológica sul da Bahia - levantamos a intenção de viabilizar esse evento em 2014 na vila de  Serra - Grande.

10) A Patrícia está desenvolvendo sua tese de doutorado com as comunidades do entorno do PESC e talvez possa trazer importantes contribuições para o levantamento das necessidades dessa população.

Ao final do encontro chegamos a conclusão de que eles precisam ser mais amplos e mais inclusivos!
Outro ponto comentado foi a intenção de estimular as iniciativas comunitárias em cada vila ou cidade da região como a da Feira do Pontal Criativo (que já está acontecendo) e da Feira da Economia Solidária de Olivença (que está sendo elaborada em conjunto com a população do Cururupe até o Acuípe)

E por enquanto é isso, espero termos transmitido nesse relato intenções suficientes para estimular nossos leitores a participar e contribuir no próximo encontro que será no dia 11/01, na vila de Serra - Grande, as 14:00 hs no Espaço Box,com o convite para após o encontro, irmos todos juntos a participar do Sarau Cultural na praça da vila.

Muito obrigada ao Luiz Fernando e André Oliveira pela ajuda e aproveito a oportunidade para desejar um delicioso fechamento de ano, agradecida pela oportunidade de fazer parte desse movimento tão lindo que começamos, pelas amizades das pessoas maravilhosas envolvidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário