quinta-feira, 17 de abril de 2014

2º Encontro do Núcleo de Animação


Serra Grande, 17-04-2014
Serra Zen, Centro de Informação do
Parque do Conduru

O enfoque deste encontro foi a comunicação via internet.

Data: 17/04/2014, local: Centro de Informação do PESC - Serra Grande
Participantes: Pascal, Regina, Val, Thomas e Paulo.

O que foi discutido:

Quais as atuais necessidades da rede que a comunicação pode atender:

1.    Trazer pessoas e instituições locais (Ilhéus, Uruçuca e Itacaré) para a Rede, comunicando, de forma simples e atrativa: o que é a rede, que público a compõe, como as pessoas podem atuar dentro da rede, em atividades, online, etc; e como conseguir maior adesão nas plataformas online.

2.    Fortalecer a Rede durante o primeiro ano para formar um grupo estável e dinâmico. Valeria sugere aproveitar a possibilidade de um possível apoio financeiro do Instituto Arapyau, Regina observou que o trabalho voluntário fica subordinado à disponibilidade do voluntário e eventualmente esta disponibilidade pode não atender às necessidades de estruturação da Rede em ações que requerem ritmo e compromisso, enquanto Pascal pensa que se“profissionalizar” alguns membros da Rede corre o risco de afastar os voluntários.Thomas citou o exemplo de Pioneers of Change, uma rede que começou com 3 líderes centrais e, apoiados financeiramente pelos três primeiros biênios, lograram uma rede de 2,000 jovens em 7 países.

3.    Comunicação com o público interno e com o público externo da rede.
Avaliamos o Google.group:

Achamos que o E-group está funcionando. Precisa de autorização de entrada no momento, mas foi decidido que o e.grupo será liberado, esperando que os membros respeitem o espaço de diálogo e foquem as conversas com temas relevantes à Rede. Com possibilidade de moderação. Durante a reunião Regina, Pascal, Thomas, Valéria e Paulo foram adicionados como moderadores do e-group “redeesperancaconduru”.

Criar um Blog simples e visualmente leve:

Após discussões sobre a pertinência do desenvolvimento de um site ou da utilização dos recursos da rede social Ning , o grupo achou melhor a idéia de um Blog. Nos e-mails do e-Group seria colocado o link do Blog, e no Blog o link do e-Group.

Criar um Blog que transmita o que é a REDE, seus princípios, valores, história... Numa linguagem que atraia os diversos públicos. Contendo fotos e/ou vídeos dos encontros, atividades, fotos da natureza nas UCs, etc. e arquivo das memórias das reuniões.

Criar um folder simples para distribuição no território:

Um folder que diga o que é a Rede e traga o propósito e os princípios da Rede, sendo que o verso do folder também sirva como um impresso de inscrição onde pessoas e instituições podem se inscrever na Rede.

Local das reuniões do grupo de animação: o novo espaço do Centro de Informação do PESC foi disponibilizado pelo Mecenas da Vida que fechou uma parceria com o Espaço Serra Zen (Praça Pedro Gomes, em Serra Grande). Também havia a possibilidade de usar a loja da Casa das Irmãs que Cristina conseguiu após a última reunião do núcleo de animação.

Outros temas discutidos:

Estratégias.
Engajar jovens, estudantes, e universitários da região... Identificar jovens líderes para trabalhar no fortalecimento da rede nos diferentes municípios.

Próximos passos:

•    A confirmar: Thomas o diagrama do resumo da comunicação da rede para apresentá-lo durante a próxima reunião da rede no dia 24 de Abril, agendada em Olivença.
•    Lançar, na reunião do dia 24 de abril, como proposta de uma primeira ação para a Rede: iniciar as articulações para a realização do Festival Esperança/Conduru 2014.
•    Adicionar membros

Nenhum comentário:

Postar um comentário